Termo foi formalizado no gabinete do prefeito Marcelo Belinati e o repasse foi feito pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná

Na manhã desta sexta-feira (26), a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná (SEDS) assinou um Termo de Fomento com a entidade social Casa do Caminho, para a execução de ações voltadas à prevenção, defesa ou garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A solenidade aconteceu na sede da Prefeitura de Londrina, com a presença do prefeito Marcelo Belinati e da secretária da SEDS, Nádia Oliveira de Moura.

Com isso, a Casa do Caminho vai receber o valor de R$ 99.999,78, em parcela única, proveniente do Fundo Especial para a Infância e Adolescência (FIA), referente a adesão ao edital 002/2017 do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA). O valor será voltado à execução do projeto “Música e Taekwondo: Uma Aprendizagem Harmônica”, para contratação de profissional para atuar como professor de Taekwondo e instrumentos para o desenvolvimento de aulas de arte.

Este é um dos 184 projetos aprovados, dos 234 que se apresentaram para o edital 002/2017 do CEDCA. Ao todo, foi destinado o montante de R$ 14,2 milhões do FIA para entidades sociais que atendem crianças e adolescentes.

A secretária Nádia Oliveira de Moura explicou que, com a assinatura do Termo, o repasse do recurso deverá ser feito na próxima semana. “Estamos felizes com esta conquista da Casa do Caminho, que presta um relevante trabalho social na cidade de Londrina, proporcionando segurança e conforto a muitas crianças”, ressaltou.

O prefeito Marcelo Belinati salientou que a Prefeitura tem o papel de buscar recursos e apoios em outras esferas de governo, para instituições que prestam serviços importantes à sociedade, como a Casa do Caminho. “É uma das maneiras que nos permite dar uma parcela de contribuição para construirmos uma cidade melhor”, disse.

O presidente da Casa do Caminho, Milton Lemos, expôs que a verba será muito relevante para a entidade, beneficiando as crianças atendidas no local. “Este tipo de parceria é muito importante para estruturamos a casa e oferecermos melhores serviços às crianças, por isso estamos muito felizes com esta conquista”, frisou.

Sobre o local – A Casa do Caminho é uma organização religiosa filantrópica, cultural e de assistência social, fundada em 1987. Ela desenvolve um trabalho educativo com 180 crianças de 6 a 12 anos, ofertando serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, por meio de oficinas de aprendizado, como artes plásticas, teatro, canto, produção musical e confecção de brinquedos.

Para isso, o local conta com brinquedoteca, salas educativas e espaços de aprendizado ao ar livre. A Casa coordena também o abrigo Jerônimo Pereira de Almeida (Vó Meca), que abriga pessoas com deficiências severas, e conta com a Casa da Sopa Benedita Fernandes, que atende a população em situação de rua, oferecendo sopas e distribuição de alimentos.

Também estiveram presentes na solenidade, os secretários municipais de Governo, Juarez Tridapalli, e de Assistência Social, Maria Inês Galvão de Mello; a chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Família e do Desenvolvimento Social, Deise Tokano, e a diretoria executiva da Casa do Caminho.

Fotos: N.Com