Nossa História

Em 1987 a Casa do Caminho foi constituída, depois de 2 anos de efetivo trabalho do Grupo Espírita que participava junto a Comunidade da Vila Marizia. Este grupo que frequentava o Centro Espírita Allan Kardec em Cambé, dirigido por Hugo Gonçalves, frequentou essa comunidade durante dois anos, oferecendo a Sopa Fraterna, o Atendimento Médico, o Evangelho e o Passe e, ao ver a situação das crianças que ficavam sozinhas, enquanto suas mães trabalhavam, sensibilizados com a situação que ocorria com as crianças e com as que estavam abandonadas nas ruas da nossa cidade propôs a Casa do Caminho. O nome homenageia os primeiros cristãos e a primeira casa de caridade que se tem notícia nos evangelhos.

Inicialmente, a ideia era que a criança ficasse abrigada à noite e que durante o dia ela frequentasse a escola pública da cidade. O grupo alugou uma Chácara, na Rua Noitimbó, e lá, realizou este trabalho por dois anos. Entretanto, em pouco tempo, percebeu-se que o trabalho deveria ser desenvolvido integralmente. Foi quando surgiu o convite pelo prefeito Wilson Moreira, para que a Instituição mudasse de endereço, indo para o endereço atual.

O convite foi para nos transferirmos para o prédio onde funcionou o programa CEDIT que em parceria com o poder público atendeu a adolescentes internados na cidade mas que estava em plena desativação. O prédio pertencia a outra Organização, a AMEL que realizou o comodato conosco nos cedendo o espaço que ora ocupamos.

Em 1989 a Instituição muda de endereço e passa imediatamente de 20 crianças e adolescentes para o atendimento a 180.

A Casa do Caminho precisou lidar com vários problemas financeiros e organizar-se para atender às crianças e adolescentes abrigadas. Este abrigo foi desativado em 2000 e atendeu mais de 6.000 crianças e adolescentes. Muitos jovens que hoje adultos responsáveis e homens de bem desenvolveram-se no nosso abrigo.

O eixo norteador do trabalho ao longo dos anos sempre foi o mesmo: amparar, auxiliar, ajudar, estender as mãos àqueles que nos procuram sendo o amor e o respeito às características essenciais para que isso ocorra.

Em 2000 ocorreu a implantação da Escola Espírita Educandário Eurípedes Barsanulfo – anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil. Atualmente atendendo a 200 crianças e adolescentes, a Casa do Caminho tem oferecido à comunidade londrinense a escola que atende do berçário a educação infantil nível IV (5 anos) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (7 a 12). Buscamos realizar um trabalho entre o educar e o cuidar possibilitando o desenvolvimento integral do Ser (Bio, Psico, Social, Espiritual).

Continuamos atuamos no abrigo 3 pessoas com necessidades especiais severas, remanescentes do antigo abrigo que foi desativado e estes ficarão conosco até o final de suas vidas.

E, colaboramos com a Casa da Sopa Benedita Fernandes que coordenado por trabalhadores da Casa do Caminho, em parceria estreita com a nossa casa, oferece alimentação e evangelho as pessoas que vivem nas ruas da nossa cidade e que estão em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Também temos um local para realizarmos nossas preces, nosso estudo evangélico, nos abastecermos para continuarmos trabalhando. O Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, foi fundado em 2000 e funciona nas dependências da Escola Espírita Educandário Eurípedes Barsanulfo, no período noturno e aos sábados.

E, assim, construída com o esforço de muitos trabalhadores a Casa do Caminho está sendo construída a cada dia! E, tudo isso não seria possível sem o amparo Divino que nunca nos faltou e que tem guiado os nossos passos!

Assista ao nosso vídeo institucional!

YouTube video
Pular para o conteúdo