O que fazemos

Educação Infantil

Na Educação Infantil, os espaços de área verde, parque, brinquedoteca, e a sala de aula são ambientes educativos, acolhedores e aconchegantes, proporcionando segurança e conforto às crianças. O dia a dia é dividido com atividades que exercitam os sentidos, a sensibilidade e a vontade de aprender colaborando para que desenvolvam a autonomia das crianças. Essas atividades definem o roteiro, que é vivenciado de forma saudável e natural, contribuindo para a formação integral do aluno. Entre as atividades estão o brincar, a roda de conversa, a modelagem, a audição de histórias, a arte, o registro do que é realizado através do desenho, a música, a dramatização. A natureza é um excelente recurso para o aprendizado. Nela encontramos todos os exemplos necessários para que a criança construa seus conhecimentos, compare, e classifique. A natureza é muito valorizada e explorada e a criança é incentivada a observar, explorar, comparar e concluir com suas considerações. Inspirados na vivência pedagógica do Professor Eurípedes Barsanulfo no Colégio Allan Kardec em Sacramento/MG, buscamos considerar a criança como um ser integral em pleno desenvolvimento de seus potenciais. Uma educação voltada para o desabrochar dos sentimentos relativos ao bem comum, ao amor a si mesmo, a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária. Neste segmento temos atualmente 79 crianças de 1 a 3 anos e 11 meses.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Funciona em dois turnos e está distribuído da seguinte forma: 70 crianças e adolescentes distribuídos nos turnos matutino e vespertino.

São oferecidas diversos momentos educativos baseados em um acolhimento que possibilite que o educando possa sentir-se em um ambiente onde possa conversar sobre sua vida, suas preocupações, dividir assuntos com seus colegas e professores, tranquilizar e planejar o seu dia. Acreditamos que o educando precisa desenvolver sua autonomia com responsabilidade e amorosidade. Na roda de conversa, o educando expõe o que pensa e reflete sobre temas relacionados a sua vida e suas necessidades. O percurso do dia planejado pelo educador em conjunto com o educando envolve atividades e discussões sobre o território, a identidade e esporte e lazer. Os trabalhos desenvolvidos usam como recurso oficinas que favorecem o aprendizado na prática tais como: teatro, artes plásticas, yoga, canto, produção musical, paisagismo, esportes, culinária, brincadeiras, danças brasileiras e confecção de brinquedos.

Contamos ainda com parceiros que fornecem atividades complementares: a Fundação de Esportes que cede um estagiário na área de esportes, e a Unopar que trabalha com GR. Neste segmento temos atualmente 70 crianças e adolescentes matriculados.

Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva Jerônima Pereira de Almeida – “Vó Meca”

Na Casa de Acolhimento Institucional e Residência Inclusiva temos 3 pessoas remanescentes do abrigo antigo que possuem necessidades especiais severas e que estão conosco desde os primeiros anos da Instituição e ficarão até o desencarne. Um serviço que funciona 24 horas e conta com uma equipe atenciosa e amorosa que lhes proporciona os cuidados necessários à cidadania, tais como: convivência amiga e respeitosa, alimentação saudável, higiene, saúde, espiritualidade. Nesta Casa de Acolhimento, estes jovens que tem uma vida em condições especiais tão difíceis, têm recebido o apoio e sustentação necessária para o enfrentamento das dificuldades.

Casa da Sopa Benedita Fernandes

A Casa da Sopa, é apoiada por nós, da Casa do Caminho, em forma de parceria. Desde 1994, nossa equipe de voluntários oferece à quem necessita e está em situação de vulnerabilidade alimento preparado com carinho, fraternidade e dignidade. Todo o trabalho, da preparação ao servir, é feito por voluntários, que dedicam parte de seu tempo ao amparo dos mais necessitados.

As sopas são servidas às segundas e quintas-feiras pelo grupo da Casa do Caminho, nos demais dias a Casa da Sopa cede o espaço a outros grupos que também desenvolvem um trabalho de apoio às pessoas que estão nas ruas da nossa cidade. Além disso, é promovida campanhas de distribuição de roupas, agasalhos e alimentos a estas pessoas. Além do alimento, há palestras educativas, evangelização, momentos culturais e atendimento na área de higiene. Esse trabalho é desenvolvido exclusivamente por voluntários, que participam e contribuem no pagamento do aluguel do local e todas as despesas e campanhas promovidas pelo grupo.

Centro Espírita Francisco Candido Xavier

O Centro funciona nas dependências da Escola Eurípedes Barsanulfo, desde 1985, no período da noite e aos sábados, nossa equipe de trabalhadores pela causa espírita, organiza um roteiro educativo para quem deseja conhecer sobre a Doutrina Espírita e seus postulados. Oferecemos diversos atendimentos voltados à necessidade do Ser (O Evangelho, O Passe, A Assistência Fraterna, O Estudo, O Trabalho no Bem).

Acreditamos ser o Centro um Espírita a escola que nos ensinará quem somos, de onde viemos e a nossa destinação futura. Neste espaço também aprendemos sobre o Evangelho de Jesus e a necessidade de vivenciarmos sua proposta de amor. O trabalho desenvolvido busca a inspiração na Metodologia trazida pela Evangelização de Espíritos proposta por Eurípedes Barsanulfo que busca conscientizar a quem nos busca que somos espíritos em experiências corporais e não corpos em experiências espirituais.

Centro de Educação Infantil Eurípedes Barsanulfo

Funcionando em horário integral, recebe as crianças às 7h30 e encerra as atividades às 17h.

Temos: 79 crianças de 1 a 3 anos e 11 meses

Pular para o conteúdo